MUSEU RENÉ BERTHOLET, EM PINDORAMA (CORURIPE – AL)

Endereço:

Pindorama, Avenida Vereador Venâncio Rocha.

Notas Históricas:

A construção foi edificada, na década de 1950, após a chegada do suíço René Bertholet (1907-1969), à época diretor técnico da Companhia Progresso Rural, do Ministério da Agricultura, com fins de fixação do nordestino em sua própria terra (Memorial RenéBertholet, 2000), com finalidade de servir-lhe de residência. Após a fundação da cooperativa de Pindorama em 1956, a residência passou a servir de escritório do empreendimento. Em 1958, abriga também as funções de centro médico para atendimento dos cooperados. Informações constantes no acervo do Memorial René Bertholet indicam que a edificação também teve funções de hotel e de hospital antes de assumir a função de Memorial. Este foi fundado em 1999 e conta em seus espaços a história da vida pessoal de Bertholet e da Cooperativa Pindorama, considerada a maior cooperativa agroindustrial do Nordeste. Seu acervo dispõe de objetos pessoais de René Bertholet, biblioteca, fotos, maquinário, sala de degustação, além dos restos mortais de seu fundador, entusiasta pela assistência ao trabalho e pelo cooperativismo. (SECULT-AL, 2016). A edificação passou por algumas reformas, sendo a última restauração em 2005, que manteve grande parte de suas características originais.

Identificação Tipológica:

Arquitetura Residencial – atualmente com função institucional de Museu

Repertório Formal Estilístico:

Construção estilo neocolonial, disposta livremente sobre amplo terreno em sua porção mais elevada. Organizada em um único pavimento térreo, é quase que inteiramente circundado por um alpendre com colunas de apoio de seção retangular intercaladas com jardineiras e com coberta em água independente do restante da construção, com acabamento em telha vã, sem forro. A pavimentação é em cimento queimado em suas salas e circulações e azulejo nas áreas molhadas. As paredes são em alvenaria revestidas com pintura branca. Na área de serviço, conta com uma parede com brises verticais inclinados, denotando características modernas à edificação. A cobertura é em estrutura de madeira com telha cerâmica do tipo canal constituindo águas com caimento paralelo às fachadas. As esquadrias das janelas das salas principais possuem dupla folha, sendo a interna do tipo guilhotina, em vidro com caixilho de madeira e a externa com folhas em madeira do tipo veneziana, com acabamento em esmalte sintético. As portas são em folhas almofadadas também com pintura em esmalte. Os pequenos portões de acesso ao alpendre são em ferro retorcido. Em um dos acessos, no alpendre, localiza-se o túmulo de René Bertholet, fundador da cooperativa. Em seu interior, verifica-se outras características modernas da construção, tais como armários embutidos, prateleiras em concreto armado e cozinha revestida em azulejo branco.

Você pode localizar esta edificação em Maceió através do Google Maps (clique aqui).

Referências Bibliográficas

MEMORIAL RENÉ BERTHOLET. Painel Informativo. Coruripe: Cooperativa Pindorama, 2000. Color. Painel pertencente ao circuito museográfico do memorial.

SECRETARIA DE CULTURA DE ALAGOAS – SECULT-AL. Memorial René Bertholet. Disponível em: http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/museus/cadastro-de-museus-alagoanos/4-sul/coruripe/memorial-rene-bertholet Acesso em: 01 de setembro de 2016


DOWNLOADS
Para Colorir
Projeto