MEMORIAL CORURIPENSE (CORURIPE – AL)

Endereço:

Rua Drº Isaías Aranda S/N – Centro

Notas Históricas:

A edificação original data de 1936, quando construído para sediar o Mercado Municipal. A construção ocupa todo o lote do terreno, sem recuos, e foi executada em feições proto modernas, desprovidas de ornamentos. Em sua platibanda encontra-se ainda a data de sua construção e o nome “Açougue Municipal” indicando sua função primordial. Após a transposição do mercado para área mais ampla, o prédio passa a sediar o almoxarifado da prefeitura municipal. O fato ocorreu em data provável entre os anos de 1947 e 1950, quando o governo municipal construiu as edificações no terreno da feira para funcionar como mercado (LEMOS, 1999, p.237). Entre os anos de 2005 e 2006 passou por uma obra de restauro, para sediar o Memorial Coruripense, inaugurado em junho de 2006 e cadastrado no sistema alagoano de museus (SECULT, 2016). Seu principal objetivo é estimular a cultura de Coruripe, preservando a memória dos que fizeram história em seu município. O local é equipado com acervos de fotos e peças antigas que auxiliam pesquisas para que buscam informações sobre a cidade, além de abrigar atividades culturais para o município.

Identificação Tipológica:

Arquitetura Institucional

Repertório Formal Estilístico:

A edificação possui traços ecléticos. Estando situado em um lote de esquina, possui duas testadas. Organizada em um único pavimento térreo, com oito aberturas com verga em arco pleno e cercadura em massa. As esquadrias originais em fichas de madeira, foram substituídas por vidro temperado, tendo sido sete dos vãos entaipados, mantendo apenas esquadria em vidro na porção da bandeira, e a porta do acesso principal ao centro. A construção possui um desnível de 60cm acima do nível da rua, sendo este embasamento demarcado com barrado pintado em branco. Internamente, o piso atual é do tipo cerâmico em cor branca instalado após reformas. As paredes possuem cerca de 35cm de largura, revestidas com massa em cor branca sem detalhes decorativos e com revestimento de azulejos na cor branca nas áreas molhadas. A cobertura é em estrutura de madeira, com telha canal tipo cerâmica, e arremate com platibanda demarcada por frisos, ocultando o

Você pode localizar esta edificação em Maceió através do Google Maps (clique aqui) e também visualizá-la no Google Street View (clique aqui)!

Referências Bibliográficas

http://museucoruripense.blogspot.com.br/ Acesso em: 01 de setembro de 2016

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Alagoas – Coruripe. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=270230&search=alagoas|coruripe. Acesso em: 20 de Agosto de 2016.

LEMOS, João R. Coruripe: sua história, sua gente, suas instituições. Maceió: GCL, 1999.

SECRETARIA DE CULTURA DE ALAGOAS – SECULT-AL. Memorial Coruripense. Disponível em: http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/museus/cadastro-de-museus-alagoanos/4-sul/coruripe/memorial-coruripense-mc Acesso em: 01 de setembro de 2016


DOWNLOADS
Para Colorir
Projeto