MATRIZ DE SANTO ANTONIO DE PÁDUA

A Igreja Santo Antônio de Pádua em Bebedouro foi edificada pelo português Antônio Maria de Aguiar, considerado em 1817 um dos “homens bons” da terra, tendo sido eleito procurador da Câmara. Constituiu família em Maceió e deixou numerosa descendência.

A edificação fica ao lado do Solar Nunes Leite, edificação mais antiga da cidade e ainda preservado pela família. Segundo Lima Júnior (2002, p. 121), nessa casa residiu Manoel Lobo de Miranda Henriques, que presidiu a Província e foi pai de Aristides Lobo, primeiro Ministro do Interior, do Governo Provisório da República.

Teve como primeiro vigário o cônego José Moreira Pimentel, seguido do padre Antônio Anacleto Brandão de Oliveira, sobrinho de D. Antônio Brandão, primeiro bispo de Maceió.

Segundo o portal “Bairros de Maceió”, o comendador e rico industrial Jacintho Nunes Leite importou de Portugal os azulejos que adornam, bem como doou o sino feito pela Fundição Alagoana, de sua propriedade. O comendador também foi responsável pela construção do coreto que ornamenta a praça que existe em frente à igreja, local bastante movimentado e palco de grandes festividades do bairro relacionadas à igreja.

Você pode localizar esta edificação em Maceió através do Google Maps (clique aqui) e também visualizá-la no Google Street View (clique aqui)!

Referências bibliográficas

LIMA JÚNIOR, Félix. Igrejas e Capelas de Maceió – Maceió: Academia Alagoana de Letras, 2002.

Site Bairros de Maceió. Disponível em: Acesso em 03 jun. 2016.


DOWNLOADS
Para Colorir