IGREJA NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

Localizada em Jaraguá, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora Mãe do Povo, segundo LIMA JÚNIOR (2002), é uma das mais antigas capelas de Maceió, pois já está devidamente marcada em planta copiada pelo engenheiro Carlos Mornay, em 1841, feita originalmente por José da Silva Pinto a mando do governador Melo e Póvoas, em 1820. Foi esse engenheiro que, em 1841, acrescentou ao mapa de 1820 os bairros de Jaraguá e Pajuçara, e lá estava a capela de Conceição.

Não se sabe ao certo a data de sua construção, mas existem indícios de que foi iniciada sob comando de Fidélis Garcia Gomes, devoto de Imaculada Conceição, que contribuiu com todo material de construção e mão-de-obra, além de trazer da França uma imagem (de Imaculada Conceição), que foi colocada no altar-mor da capela.

Em 1948, o Patronato da “Virgem Poderosa” ao lado da capela, dirigido pelas Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo, foi aberto à esta por uma porta de comunicação, com algumas condições, entre elas, a de o Patronato cumprir com a zeladoria e ser responsável pelas alfaias da capela e de não prejudicar o culto ao público. Esse acordo foi assinado e nesse contrato foi afirmado que a capela da Imaculada Conceição ou “Conceição da Praia” é um patrimônio do povo de Pajuçara.

Você pode localizar esta edificação em Maceió através do Google Maps (clique aqui) e também visualizá-la no Google Street View (clique aqui)!

Referências bibliográficas

LIMA JÚNIOR, Félix. Igrejas e Capelas de Maceió – Maceió: Academia Alagoana de Letras, 2002.

Site PARÓQUIA MÃE DO POVO. Disponível em: http://www.paroquiamaedopovo.org.br/index.php/historico Acesso em: 15 out 2013.


DOWNLOADS
Para Colorir
Projeto