CONVENTO DOS CAPUCHINHOS

A edificação nasceu devido à necessidade dos frades italianos que moravam no Convento da Penha, em Recife, de terem uma casa de formação. Em 1935, Dom Santino da Silva Coutinho, arcebispo de Maceió, convidou os frades a abrirem a casa em sua arquidiocese e a construção do convento teve início já em 1936.

A casa de formação inicialmente foi chamada de “Seminário Seráfico Dom Vital” e funcionou até o ano de 1949, quando foi transferida para Contendas, em Pernambuco. Os três primeiros capuchinhos a habitarem Maceió foram: Frei Bento de Terrinca, frei Cipriano de Ponteccio e Frei Bartolomeu de Quereeta. O convento mantém várias obras assistenciais e de promoção social.

A edificação possui características ecléticas com ascendência neoclássica, com planta em “U” que abraça um pátio interno. Organizada em dois pavimentos e com recuo frontal, abriga o convento e a igreja de Santo Antônio dos Capuchinhos. Possui fachada simétrica e de simplificação formal.

Você pode localizar esta edificação em Maceió através do Google Maps (clique aqui) e também visualizá-la no Google Street View (clique aqui)!

Referências bibliográficas

CAVALCANTI, B. C. Que saudade dos antigos carnavais de Maceió. 2006. Disponível em: . Acesso em 10 nov. 2009.

GUIA, R. M. C. V. Os registros de uma história: a relevância das unidades especiais de preservação de Maceió. Maceió. Trabalho de conclusão de curso em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de ciências exatas e tecnológicas. Centro de Estudos Superiores de Maceió. 2008.


DOWNLOADS
Para Colorir
Projeto