CAPELA DO CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE

Capela de um dos mais antigos cemitérios de Maceió, segundo Lima Junior (2002), consagrada como Nossa Senhora da Piedade, teve sua primeira pedra lançada no centro do cemitério, em 26 de janeiro de 1856, pelo presidente da província, Dr. Antônio Sá e Albuquerque. Foi abençoada e inaugurada em 1868. O local escolhido era o areal à margem da estrada que conduzia ao Trapiche da Barra, entre o canal grande, o mar e o centro.

A capela, em estilo Neogótico, é constituída pela nave e a sacristia. Construída em 1856, sofreu modificações em meados de 1930, quando seu teto, antes de madeira, foi pintado na cor azul com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, sendo removido posteriormente. Interiormente possui uma pequena nave com três altares, onde foram colocadas pinturas de Nossa Senhora da Piedade, São Miguel da Paciência e Bom Jesus da Redenção, retiradas em uma das reformas e substituídas pelas imagens de Nossa Senhora da Piedade no altar-mor, Santa Teresinha e o Sagrado Coração de jesus.

Sobre a platibanda estão quatro jarros centenários de louça branca e azul de cerâmica oriunda de Porto, Portugal, além de um caixão de alvenaria, tendo, de cada lado, uma caveira e duas tíbias, e um pouco mais afastadas duas rosáceas. A cruz de ferro está localizada no centro, acima da platibanda (LIMA JUNIOR, 2002).

Lima Júnior conta que quando o imperador Dom Pedro II visitou Alagoas em 1859, deixou em poder do Barão de Jaraguá uma quantia em dinheiro para a compra do quadro da Nossa Senhora da Piedade para instalar na capela, permanecendo lá até 1920. Em 1892, por doação do Dr. Clarêncio da Silva Jucá as banquetas da capela foram restauradas, o imóvel foi decorado e pintado à óleo, e alguns objetos de adoração foram adquiridos, e a cruz da entrada foi substituída.

Você pode localizar esta edificação em Maceió através do Google Maps (clique aqui) e também visualizá-la no Google Street View (clique aqui)!

Referências bibliográficas

CAVALCANTE, Regina Barbosa Lopes. A preservação do cemitério Nossa Senhora da Piedade como patrimônio para Maceió/al. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.

LIMA JÚNIOR, Félix. Cemitérios de Maceió. Maceió, [198-].

LIMA JÚNIOR, Félix. Igrejas e Capelas de Maceió – Maceió: Academia Alagoana de Letras, 2002.


DOWNLOADS
Para Colorir
Projeto