CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

A Capela de Nossa Senhora da Conceição está localizada em Chã de Bebedouro e pertence à Matriz de Bebedouro, que é a Igreja de Santo Antônio de Pádua. Entretanto, a capela foi construída anteriormente, pela família portuguesa Prado, e inaugurada em 1872. Portanto, Nossa Senhora da Conceição foi a primeira padroeira do bairro de Bebedouro e quando foi construída uma igreja maior, que foi consagrada a Santo Antônio de Pádua, esta passou a ser a matriz do bairro.

Em sua importante obra sobre o bairro do Bebedouro, o professor João R. Lemos conta a capela de Nossa Senhora vivia fechada e apenas Antonio Barbeiro era quem tinha a chave. Isso porque no Colégio Bom Conselho, o Monsenhor Tobias por anos celebrava a missa apenas uma vez por mês e o pároco de Bebedouro, o Cônego Belarmino, não tinha condições de visitar a capela devido à idade avançada. Assim, a capela sobrevivia precariamente, com algumas alunas do Asilo Bom Conselho que se dispunham a ensinar catecismo. De qualquer forma, ao final do ano sempre se fazia a primeira comunhão das crianças da Chã de Bebedouro.v

A dedicação de outras pessoas sempre garantiu vida à capela, como o Monsenhor José Luiz, que instalou o primeiro sacrário, o senhor João Marinho, que após chegar de Juazeiro, engajou-se em diversas atividades que animaram a comunidade como romarias e rezas de terço e o Padre Fernando Iório Rodrigues, que por 31 anos celebrou a missa das seis da manhã.

Você pode localizar esta edificação em Maceió através do Google Maps (clique aqui) e também visualizá-la no Google Street View (clique aqui)!

Referências bibliográficas

Capela Nossa Senhora da Conceição. In: PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA. Disponível em: http://www.paroquiadebebedouro.org.br/index.php/2014-06-25-17-13-15/capela-de-nossa-senhora-da-conceicao Acesso em: 16 mai 2017.

LEMOS, João R. Bebedouro: comunidade de história e fé. Maceió: 2003.

LIMA JÚNIOR, Félix. Igrejas e Capelas de Maceió – Maceió: Academia Alagoana de Letras, 2002.