CAPELA DA ENFERMARIA MILITAR

A Capela de Nossa Senhora da Conceição foi concluída em 1876 para a antiga Enfermaria Militar, construída onde outrora havia sido o Forte São João, este inaugurado em 1819 por ordem do primeiro governador da capitania, o tenente-coronel Melo Póvoas.

O forte foi desativado e permaneceu em ruínas de 1832 a 1844, quando foi reformado para receber a Enfermaria Militar. Entretanto, a enfermaria era precária e o local também funcionava como depósito bélico. Em 1875 a enfermaria foi reformada e recebeu a capela, que foi inaugurada no ano seguinte. Por continuar precária, a Enfermaria Militar foi extinta em 1915 e no local atualmente funciona a 20ª Circunscrição do Serviço Militar e o Museu da Segunda Guerra, juntamente com aquela mesma capela de Nossa Senhora da Conceição de 1876.

Você pode localizar esta edificação em Maceió através do Google Maps (clique aqui) e também visualizá-la no Google Street View (clique aqui)!

Referências bibliográficas

LIMA JÚNIOR, Félix. Igrejas e Capelas de Maceió – Maceió: Academia Alagoana de Letras, 2002.

TICIANELI, Edberto. Forte de São João e as baterias reais de Maceió. In: PORTAL HISTÓRIA DE ALAGOAS EM FOTOS. Disponível em: http://www.historiadealagoas.com.br/forte-de-sao-joao-e-as-baterias-reais-de-maceio.html. Acesso em 16 mai 2017.