COLÉGIO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

As primeiras escolas que surgiriam em Maceió no século XIX, vinculadas ao crescimento e maior complexidade da vida urbana na capital, eram em sua maioria associadas a instituições religiosas, sobretudo católicas. Agregando a imagem de qualidade de ensino, esses colégios se tornariam responsáveis pela educação da porção elitizada da sociedade alagoana, detentora deste privilégio à época.

Assim se constituiriam estabelecimentos como o Colégio Santíssimo Sacramento, fundado em 1904 a pedido do Governador do Estado à época, Paulo Vieira Malta, em razão da carência de uma escola totalmente destinada à educação feminina na capital.

O colégio é mantido pela Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento, Congregação com sede na França que existe desde 1715 e que chegou ao Brasil em 1903, estabelecendo-se inicialmente em Salvador.

Ocupou inicialmente um edifício vizinho à Catedral de Maceió, mas em 1905 foi construído o prédio no bairro do Farol, que permanece até hoje. O ensino na época abrangia os cursos primários e secundários, com aulas de línguas, matemática e prendas domésticas. Em 1906 passou a incluir aulas de ginástica, sendo inaugurada em 1926 a capela anexa ao edifício escolar.

Você pode localizar esta edificação em Maceió através do Google Maps (clique aqui) e também visualizá-la no Google Street View (clique aqui)!


DOWNLOADS
Planta