ANTIGO GRUPO ESCOLAR LADISLAU NETO

Embora o surgimento das primeiras escolas de Maceió, no século XIX, esteja geralmente associado a instituições privadas de ascendência religiosa, é possível encontrar algumas iniciativas de caráter particular. Não por acaso, estas irão se localizar nos primeiros bairros que nascem em meio ao crescimento urbano e à maior complexidade evidenciada na vida citadina.

Este é o caso do antigo Grupo Escolar Ladislau Neto, construído no bairro de Jaraguá, cuja arquitetura, em estilo eclético, afirma seu caráter como um dos grandes representantes dos princípios republicanos na cidade. Situado numas das principais ruas daquele bairro portuário, a Rua Barão de Jaraguá, teria sua sede constituída numa edificação originalmente destinada a um tipo de uso diferente do escolar, qual seja o de abrigar, no início do século XX, o Clube Fênix Alagoana.

Edificação em um só pavimento, possui terreno amplo, que permitiu a implantação do edifício com recuo posterior, o que se manteve mesmo com as diversas ampliações e modificações recebidas pela escola. É possível localizar ainda o acesso de entrada lateral, efetuado por uma escadaria, bem como o corredor central, ambos característicos das edificações escolares do período. Este último faria a ligação entre todos os cômodos da planta, direcionando o visitante às salas de aula e fazendo o contato com a sala dos professores e a diretoria. A disposição destes espaços demonstra, inclusive, uma relação mais reservada entre aluno e professor. O isolamento da sala dos professores e diretoria ao final do corredor explicita um sinal de autoridade, onde o espaço se mostra distinto daquele dos alunos. Percebe-se, por fim, uma área livre, provavelmente destinada a aulas abertas ou recreação.

Caracterizado por uma “tipologia centrada”, o prédio evidencia maior organização de elementos arquitetônicos no centro de sua fachada, do que nas laterais, o que contribui para ressaltar sua simetria (Guia da Arquitetura Eclética no Rio de Janeiro, 2009, p.10). O entablamento é linear e composto por frisos com adornos geométricos horizontais. A platibanda é ritmada por adornos geométricos não muito verticalizados, arrebatados por singelas volutas, sendo que ao centro, esse tipo de composição toma maior dimensão para dar destaque, em relevo, a um pequeno detalhamento com motivo fitomórfico. A ornamentação apresenta franca ascendência Neogótica, com inserções Neoclássicas.

A frente é marcada pelo uso de porão alto sem óculo, estando descartada a possibilidade de um possível fechamento de abertura. As janelas estão distribuídas em três espaços separados por pseudocolunas de base retangular, fuste liso incrustado em argamassa e capitéis simplificados – são elas que definem o ritmo de aparecimento das aberturas verticais de vergas em arcos ogivais, portando bandeira e gradil de ferro e sobreverga emoldurada com argamassa com motivos Neoclássicos, que quebram o movimento ogival, trazendo ainda o peitoril confeccionado por balaústres em argamassa armada incrustados na alvenaria. Acima das sobrevergas, ladeado por duas janelas, surge em relevo o nome do grupo escolar.

Você pode localizar esta edificação em Maceió através do Google Maps (clique aqui) e também visualizá-la no Google Street View (clique aqui)!

Referências Bibliográficas

CZAJKOWSKI, Jorge. Guia da Arquitetura Eclética no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.