ANTIGA ACADEMIA DE CIÊNCIAS COMERCIAIS DE ALAGOAS

Fundada em março de 1879 sob o nome de “Sociedade Perseverança e Auxílio dos Caixeiros Viajantes de Maceió”, a associação que viria a constituir a Academia de Ciências Comerciais (atual Sindicato dos Empregados do Comércio de Alagoas) foi organizada por simples caixeiros que lutaram por melhores qualificações e desenvolvimento da classe. Sua primeira sede localizava-se em uma casa na Rua do Comércio, no centro da cidade de Maceió.

Com um caráter educativo e de instrução, a fim de promover o desenvolvimento de seus associados, foram abertas aulas inicialmente gratuitas de escrituração mercantil, francês, português e aritmética, sendo que em 1913 já atendia a 75 alunos.

A Perseverança era financiada somente com os fundos obtidos pelas mensalidades dos seus sócios que mantinham o “(…) museu comercial, secção numismática, secretaria e biblioteca com 2.350 volumes, considerada a terceira do estado.”(LIMA, 2001).

Além da casa na Rua do Comércio onde funcionava, a Perseverança e Auxílio ocupou “ um velho sobrado na praça D. Pedro II, […] até a segunda década do XX” (LIMA, F. p.173. 1976). Considerada “como a primeira experiência de ensino superior em terras alagoanas” por Sant’Ana (apud VERÇOSA, 1997), a academia possuía uma relação bastante próxima com seu beneficiador. As datas comemorativas de uma das instituições denotava a participação total do conjunto, transparecendo o prestigio que ambas se tratavam.

No ano de 1916 foi instalada oficialmente a Academia de Ciências Comercias de Alagoas, cuja inauguração se deu no ano seguinte, seguindo o estilo eclético vigente na época.

Edificação tombada em nível estadual pelo Patrimônio Histórico.

Obra: Antiga Sociedade Perseverança.

Localidade: Rua do Sol, nº 418, Centro, município de Maceió, Estado de Alagoas.

Proprietário: Estado de Alagoas.

Decreto: 4219 de 10/11/2009.

Processo número: 1101-842/2008.

Livro de Tombo: Livro de Tombo nº 2 – Edifícios e Monumentos Isolados.

Caráter do tombamento: Anuência.

Instância: Estadual.

Referências Bibliográficas

LIMA JR., Félix. Maceió de outrora. vol 2 (org. e apresent. por Rachel Rocha). Maceió: Edufal, 2001. VERÇOSA, Elcio de Gusmão. História do ensino superior em Alagoas: verso & reverso. 2. Ed. Maceió: Edufal, 1997.


DOWNLOADS
Para Colorir
Projeto